O marido, Rolando, foi emprestado pelo FC do Porto ao Nápoles, onde ficará até ao fim da época desportiva, “se tudo correr bem é para continuar lá”, assegurou Jamircia, feliz pela família e por se considerar uma apaixonada por Itália. Na quarta-feira, dia 30, o atleta ainda treinou no Centro de Treinos do Olival com o resto da equipa: “Telefonou-me para lhe fazer a mala e foi direto apanhar o avião para Itália”, explicou a mulher do jogador que ontem (segunda-feira) se juntou a ele com o resto da família. “Ele já está a sentir a nossa falta, somos muito unidos e não conseguimos estar longe uns dos outros. Por enquanto, vamos ficar hospedados no hotel, depois vamos procurar casa”, confidenciou, acrescentando que a cidade do Porto será sempre um porto seguro: “Temos cá a nossa casa, amigos e os médicos dos meninos, não vamos deixar de regressar sempre que seja oportuno”.
A mulher do futebolista cabo-verdiano, jogador da seleção nacional e do FCP, nasceu em Cabo Verde, na ilha de São Vicente, tal como o marido, mas quis o destino que apenas se conhecessem em Lisboa, já adultos: “Ele saiu muito cedo da ilha, aos 15 anos foi para o Alentejo estudar e mais tarde foi jogar para o Belenenses. Cruzamo-nos pela primeira vez nas escadas do prédio onde eu morava e onde também morava uma tia dele. Cumprimentou-me, mas na altura eu tinha o nariz empinado e dei-lhe pouca confiança. Ao fim de dois dias, a tia dele foi bater à minha porta a pedir o meu número de telefone, disse-me que ele queria muito conhecer-me. Durante o primeiro mês só falávamos por telefone, depois fomo-nos aproximando até começarmos a namorar. O que mais me encantou nele foi a meiguice”. Foi assim que começou uma família e o interesse pelo desporto-rei. “Comecei a assistir aos jogos e hoje gosto muito de futebol. Sou sempre uma adepta ferrenha do clube que o meu marido representa. Agora passo a ser do Nápoles”, esclareceu sorridente.
Mãe de três crianças, Jamircia, de 28 anos, viveu em Vila Nova de Gaia durante quase cinco anos, com Rolando, de 27, pai dos dois filhos mais novos. A filha mais velha, Rafaela, de 10 anos, “é muito engraçada e vaidosa. Acho que é muito parecida comigo. Anda no 5º ano e é uma boa aluna. Está a viver com os meus pais em Cabo Verde. Como já anda na escola foi a opção mais acertada, para bem da sua estabilidade, preferi deixá-la lá a chorar, mas os estudos têm que ser levados a sério. Arranja-se imenso e adora vir para o Porto, gosta da cidade e é onde passa todas as férias. É uma apaixonada por Portugal. Gosta de sair com o Rolando, porque ele não pega tanto no pé dela como eu. O Rhyan, de 4 anos, é uma criança tranquila, um portista convicto e bastante extrovertido. O Rafael, de 2, é mais tímido. Gosta de estudar as pessoas antes de interagir e prefere brincar sozinho”, adiantou, enquanto descrevia os filhos com orgulho. “O pai não faz questão que eles sejam futebolistas. Desde bebé que se nota que o Rhyan – o mais parecido com o Rolando – adora futebol, sabe quem são os melhores jogadores, mas o pai dele é sempre o melhor do mundo. Questiona imenso quando o Rolando não joga, quer saber tudo e o pai tem que lhe explicar com pormenores. Os dois divertem-se muito a jogar playstation”, acrescentou.
Agora, só falta formalizar o casamento: “Ainda não aconteceu. Estamos bem assim, mas não abdico de realizar o meu sonho de casar na praia, vestida de noiva e de ter uma lua-de-mel, mas só o faremos quando o Rolando acabar a carreira futebolística”. Para já as atenções voltam-se para o Nápoles, onde o defesa central vai mostrar o seu potencial. O futuro passa por Cabo Verde, onde Rolando além de ídolo é considerado uma das personalidades mais importantes. É lá que está a maior parte da família e os negócios, nomeadamente o “MindelSpa Unisexo RJ, Lda”, um espaço de estética e beleza, inaugurado em Novembro de 2010, que se transformou num sucesso e na coqueluche da ilha. “Cabo Verde é o paraíso, é onde tenho a minha família, é a minha paz. O Rolando ainda é mais apaixonado do que eu pela nossa ilha, lá, ele porta-se como um filho da terra, de calção e chinelo no pé”, conclui Jamircia com os olhos a brilhar de saudade.
Texto: Maria João Pinheiro
Fotos: José Gageiro/Estúdio da Baixa
Cabelos: Fernando Lopes
Maquilhagem: Fátima Garcia
Agradecimentos:
Vestida por Carlos Gil
Grupo Pestana Pousadas/ Pousada do Porto Freixo Palace Hotel