Adepta de shushi, na sua mais recente visita a Coimbra, a Carine Zanatta não resistiu às iguarias do Japonês. A Move Notícias acompanhou a modelo nesta viagem gastronómica ao oriente.
Aberto há sete anos, sob a gerência de Sara Sá e Norberto Eloy, o Japonês foi dos primeiros restaurantes de sushi de Coimbra. O que na altura foi uma audácia, revelou-se agora claramente uma aposta ganha. Fugindo ao conceito das grandes cadeias de consumo, o Japonês é um espaço para ir, relaxar e desfrutar de todo o ambiente envolvente.
Requintado sem ser luxuoso (ou com pretensão a tal), o restaurante divide-se em várias salas com uma decoração elegante onde está bem evidente atenção aos pormenores de design.
A carta é extensa a e a atenção ao bem-estar do cliente é uma constante, com o staff sempre atento. Perante um leque tão vasto de oferta, Carine Zanatta seguiu as sugestões da gerente Sara Sá e para a nossa mesa o chef preparou um sortido de pratos composto por gyozas, crosta de atum, tempura de legumes, rolo especial do chef, rolo de sushi frito em tempura, sashimi, combinado de hosomakis e uramakis e combinado de nigiris. Mais uma vez o cuidado nos detalhes foi notório com a apresentação dos pratos irrepreensível.
Outra particularidade do Japonês é a realização de workshops, que estão divididos em três níveis e proporcionam aos participantes, para além da experiência, a oportunidade de dominarem as técnicas para confecionarem o seu próprio sushi. O próximo já está agendado para dia 6 de Julho e será de nível 1.
Natural de Rio Grande do Sul (Brasil), Carine Zanatta tinha 11 anos quando foi descoberta na escola por um scouter. A partir desse dia, a sua vida deu uma volta de 180º. Aos 12 anos viaja pela primeira vez para São Paulo e dois anos depois assina contrato com uma agência. No seu percurso profissional viajou por vários países e para além da moda também já fez cinema e teatro. Em agosto de 2011 decidiu mudar-se para Portugal e neste momento é uma das caras do canal MVM TV, primeiramente apresentou o programa da sua autoria Moda Low Cost e está atualmente no ar com o Universo Chic. Nas passerelles portuguesas desfilou para os joalheiros Eugénio Campos e Gil Sousa e para o estilista Carlos Gil.
Nesta conversa com sabor Japonês confidenciou-nos que Valentino é dos estilistas internacionais que mais admira, o blaser uma peça indispensável no seu guarda-roupa, Acqua Di Gio é o perfume que a acompanha e o diamante solitário a sua joia de eleição.
Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo
Carine Zanatta penteada por Carlos Gago | Ilídio Design Cabeleireiros
Japonês
Av. Afonso Henriques, 34, 3000-009 Coimbra
Tel. 239 702 013