A moda portuguesa, representada por jovens estilistas, estará a partir desta quinta-feira, dia 13, em exposição na Internacional Fashion Showcase (Londres), estando marcado para domingo um desfile de criadores emergentes, uma iniciativa do Portugal Fashion no âmbito da semana de moda inglesa.
De acordo com a antecipação feita à agência “Lusa” pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) – entidade responsável pelo Portugal Fashion – a exposição com as propostas dos jovens criadores nacionais estará patente durante dez dias, até 23 de fevereiro, na Internacional Fashion Showcase 2014.
“Tirando proveito de toda a dinâmica da London Fashion Week, o Portugal Fashion promove ainda, no dia 16 de fevereiro, no Freemasons Hall, os desfiles das coleções de Daniela Barros e João Melo Costa, no âmbito da plataforma Fashion Scout”, acrescenta a organização.
De acordo com a presidência da direção do Portugal Fashion, esta é “uma parceria importante para a moda portuguesa, na medida em que o Fashion Scout já contribuiu para o lançamento de toda uma geração de criadores de moda”.
As “cores nacionais” na semana de moda londrina estarão ainda representadas – neste caso por iniciativa própria – pela dupla de designers Marques’Almeida, instalada na capital inglesa desde 2009 e que sobe à passerelle da London Fashion Week na próxima terça-feira, pelas 09:00.
Para a Internacional Fashion Showcase 2014 – participação que resultou do desafio lançado pela Embaixada de Portugal no Reino Unido – o Portugal Fashion apresenta o conceito de “uma estufa com plantas que florescem para lá dos limites da sua estrutura”.
No stand estarão as propostas dos designers do Espaço Bloom – aposta do Portugal Fashion nos jovens criadores -, tendo sido escolhidos Carla Pontes, Carlos Couto, Cláudia Garrido, João Melo Costa, Mafalda Fonseca, O Simone e a marca Klar.
“O conceito Bloom assenta na ideia de que os jovens designers passam, durante a sua formação, por um processo de incubação e, gradualmente, começam a florescer. Por isso, decidimos criar uma estufa com dimensões reais, no interior de uma sala, onde, inesperadamente, entre plantas verdadeiras, os jovens designers expõem as suas coleções”, explica o coordenador do Bloom e curador da exposição, Miguel Flor.
A Internacional Fashion Showcase – organizada, desde 2012, pelo British Council, em parceria com o British Fashion Council – lança o desafio a embaixadas e instituições culturais de cerca de 30 países, com o propósito de promover exposições em toda a cidade, envolvendo novos nomes, das diversas nacionalidades.