Ingredientes (para 7 pessoas)
400 de açúcar
200 de farinha Castello
7 bananas da Madeira
5 ovos
2 dl de natas Milbona
1,5 dl de óleo Alvolino
1 iogurte de banana Milbona (ou outro sabor)
Sumo de 1 limão
Preparação:
Aproximadamente 50 minutos + tempo para arrefecer
Leve ao lume uma frigideira com 100 g do açúcar até que o mesmo comece a ferver e a dourar nos bordos. Mexa e, quando estiver douradinho, junte 1 dl de água aos poucos, mexendo sempre até obter um caramelo liso. Deite-o no fundo de uma forma e rode a forma de modo a que fique bem coberta com o caramelo.
Descasque duas bananas, corte-as em rodelas grossas, regue-as com sumo de limão e coloque-as na forma sobre o caramelo. Bata as natas até ficarem bem espessas e reserve.
Numa tigela, bata as gemas com as restantes 300 g de açúcar, até obter uma mistura cremosa. Descasque o resto das bananas, esmague-as com um garfo, junte o restante sumo de limão e mexa bem. Adicione o óleo à mistura das gemas, bata bem, junte as bananas esmagadas, o iogurte e as natas batidas e misture. Adicione então a farinha e, por último, as claras batidas em castelo, misturando tudo muito bem.
Verta para a forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º C durante 40 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, desenforme, deixe arrefecer e sirva decorado a gosto.
Nota do Chefe: Este bolo fica com textura de pudim.
Receita: Chef Hernâni Ermida (Lidl)