A escritora britânica divulgou a primeira parte de um novo trabalho sobre a história do Quidditch, o desporto fictício praticado pelas personagens da saga do “Harry Potter”.
O novo trabalho está disponível no site Pottermore, plataforma online que arrancou em abril de 2012. Este primeiro capítulo detalha alguns aspectos na origem da modalidade, as suas regras e alguns exemplos de momentos controversos, incluindo a partida no deserto do Cazaquistão em 1887, que ficou conhecida como “O torneio que ninguém recorda”.
A segunda parte, que deverá ser divulgada a 21 de março, vai debruçar-se sobre alguns dos mais recentes “jogos divertidos que têm tido lugar de quatro em quatro anos desde 1990”. Aparentemente, a “«História do Quidditch” tem como fonte de inspiração eventos desportivos da actualidade, como os Jogos Olímpicos de Inverno Sochi2014 ou o Mundial de futebol Brasil2014.
“O Comité de Quidditch das Confederações Internacionais de Feiticeiros (ICWQC) tem a infeliz missão de regular esta competição anárquica (…)”, escreve a autora. “Uma fonte de desacordo veemente, um risco de segurança para todos os que vêm assistir e um foco frequente de desassossego e protesto, a Taça do Mundo de Quidditch é simultaneamente o evento desportivo mais excitante do planeta e um pesadelo logístico para a nação que o organiza” (tradução livre).
A CEO do Pottermore, Susan Jurevics, destacou: “Estamos empenhados em ser o único local online onde os fãs podem descobrir novos conteúdos originais sobre o mundo de Harry Potter. (O texto) História do Quidditch ajuda-nos não só a cumprir essa missão como também serve para entreter e encantar a nossa comunidade”.