O escritor norueguês Christian Kjelstrup, que considera o “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa, a melhor obra literária do mundo, decidiu abrir no centro de Oslo a “Livraria do Desassossego”, onde venderá exclusivamente aquele livro.
Em comunicado enviado à “Lusa”, a Casa Fernando Pessoa indica que Christian Kjelstrup, grande admirador não só da obra do heterónimo pessoano Bernardo Soares, como do resto da obra do escritor português, aproveitou a oportunidade única de arrendar apenas por uma semana um espaço comercial no centro da capital norueguesa para realizar aquele sonho antigo.
E, para dar um ambiente português à nova livraria, contará, ao longo de toda a semana, com a ajuda do emigrante português Joel Oliveira, que tocará, para os visitantes, a sua guitarra portuguesa.
No dia da inauguração, que decorreu na quinta-feira, dia 27, esta iniciativa do autor norueguês, que contou com o apoio da Embaixada de Portugal em Oslo, é já um êxito, refere a Casa Fernando Pessoa, tendo merecido uma reportagem no canal televisivo norueguês NRK, além de muitas referências e elogios nas redes sociais, que ainda não pararam de divulgar a ‘pop-up store’ (nome dado às lojas com tempo de vida limitado).
Na próxima segunda-feira, 31 de março, decorrerá a “Noite de Pessoa”, a partir das 19H00 – um evento que contará com a participação de algumas personalidades da cultura norueguesa.
A “Livraria do Desassossego” terá as portas abertas apenas até 2 de abril, de segunda a sexta-feira das 09:00 às 16:00 e ao sábado das 12h00 às 15h00.
Além do “Livro do Desassossego”, estão traduzidas em norueguês outras obras de Pessoa, como “A Hora do Diabo”, “A Educação do Estóico”, “O Banqueiro Anarquista” e a Poesia do heterónimo Alberto Caeiro.