Tito Vilanova faleceu esta sexta-feira, em Espanha, aos 45 anos de idade. A notícia foi adiantada pelo jornal Mundo Deportivo e confirmada no site oficial do Barcelona.
Vilanova lutava há mais de dois anos contra um cancro na glândula parótida. Na passada sexta-feira, o antigo treinador do Barcelona foi operado de urgência na sequência de graves complicações gástricas.
O Futebol Clube de Barcelona já anunciou que vai abrir a tribuna principal do Camp Nou a todos os que lhe queiram prestar uma última homenagem. O clube criará uma área cheia de fotografias e vídeos de momentos vividos por Tito ao serviço do emblema catalão.
Formado nas categorias de base do Barcelona, Tito Vilanova passou por clubes pequenos e teve pouco sucesso como jogador na década de 1990.
Como auxiliar do técnico Pep Guardiola, participou da época mais vitoriosa da história do Barcelona, conquistando dois títulos europeus. Com a saída de Guardiola, Vilanova assumiu o cargo de técnico, mas trabalhou apenas por um ano.
O clube catalão escreveu mensagem de pesar nas suas redes sociais: “Luto imenso na família do FC Barcelona: Deixou-nos Tito Vilanova aos 45 anos. Descanse em paz”. Jogadores, treinadores e dirigentes já expressaram pesar, entre eles o atual presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu e José Mourinho.