O filme “Winter Sleep”, de Nuri Bilge Ceylan, venceu hoje a Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes, enquanto “Le Meraviglie”, de Alice Rohrwacher, ganhou o Grande Prémio e Bennett Miller foi distinguido como melhor realizador, por “Foxcatcher”.
O Festival de Cinema de Cannes abriu no dia 14, em França, ensombrado por alguma polémica, por causa do filme de abertura, “Grace de Mónaco”, de Olivier Dahan, sobre Grace Kelly, que foi rejeitado pela família real monegasca.
A família da princesa Grace não esteve presente no festival, nem tão pouco apoia a exibição do filme, argumentando que a história real foi adulterada para fins “puramente comerciais”.
Fora de competição, Cannes estreou a longa-metragem “Pontes de Sarajevo”, composto por curtas-metragens de 13 realizadores europeus, entre os quais Teresa Villaverde, com o filme “Sara e sua mãe”.
Para a Semana da Crítica foi selecionada a curta-metragem “Boa noite Cinderela”, com a qual o realizador Carlos Conceição recupera o conto popular da Gata Borralheira, numa “versão mais carnal”. Os dois filmes foram exibidos no festival IndieLisboa.
O festival de Cannes termina este domingo, dia 25.