Para os amantes de chocolate todos os dias são um bom dia para comer chocolate. Por isso, damos a conhecer 10 lugares no mundo, que são uma verdadeira perdição para quem não vê fronteiras em busca do doce perfeito com cacau. A variedade é tanta, que existe até um hotel todo voltado para receitas e degustações da sobremesa.
O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, Porto e Lisboa
Não se pode falar em chocolate, sem mencionar o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, uma tentação bem portuguesa, que pode ser degustada no Porto e em Lisboa. Camadas crocantes de merengue envoltas numa cremosa mousse de chocolate francês, cobertas com um irresistível ganache de chocolate. Estes são os traços que tornam O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo numa experiência única. E não será de estranhar que esta delícia já tenha chegado a pontos tão distintos do globo como Espanha, Brasil, EUA, Austrália e Angola!
Maison Cailler, Broc, Suíça
A Cailleer é a fábrica de chocolate mais antiga do país e por isso vale a pena um tour de 1 hora e 30 minutos e acompanhar de perto o processo produtivo do chocolate. No final pode fazer a degustação.
Max Brenner, Nova Iorque
Na loja é logo bem recebido com uma hug mug (uma caneca que não tem alça, então é preciso utilizar ambas as mãos) de chocolate quente. Produtos à base de cacau são encontrados até dizer chega, entre elas trufas de Martini e fondue de chocolate.
Maya Chocolate, Tabasco, México
Não vai querer perder o chocolate quente estilo Maya: grosso, espumoso, agridoce e aromatizado com pimenta. Não é à toa que esta é considerada a cidade onde nasceu o chocolate.
Magnolia Bakery, Nova Iorque
A padaria com clima vintage dos anos 1950 ganhou fama depois de aparecer na série “Sexo e a Cidade”. Embora o bolo de chocolate alemão seja o destaque da casa, há outras especialidades de “comer e chorar por mais” como os cupcakes vermelhos de chocolate, cookies e brownies.
Sachertorte, Viena, Áustria
Em Viena espera-o um pão de ló de chocolate revestido manualmente com geleia de damasco e cobertura de chocolate escuro. O doce típico foi criado em 1832 por Franz Sacher.
Chocolate Quente, Turim, Itália
Na capital do chocolate de Itália, não deixe de pedir o tradicional cioccolato caldo, uma bebida quente encorpada e coberta com uma camada generosa de creme chantilly. Em fevereiro acontece o festival de chocolate, Cioccola-TO.
Valrhona Chocolate, Tain l’Hermitage, França
Entre vinícolas, eis que surgem os principais chocolatiers e chefs do mundo todo. Para uma degustação e compra de chocolates feitos apenas com gordura natural da manteiga de cacau, com 0% de gordura vegetal, vá à loja da fábrica de Valrhona.
Chocolate e Churros, Madrid
Em Madrid não faltam chocolatarias ou churrerias, com diversas opções para os apaixonados por chocolate. Os locais, como a Chocolateria San Ginés, são famosos pelos seus churros crocantes cobertos com chocolate quente.
Nemesis, River Café, Londres
Considerado um dos melhores restaurantes de Londres, foi neste local que o famoso chef Jamie Oliver deu os seus primeiros passos e deixou uma marca: o bolo de chocolate Nemesis, que atrai moradores e turistas constantemente.
Chocolate Hotel, Bournemouth, Inglaterra
Se sonha, vive e respira chocolate, nada melhor do que se hospedar num hotel cercado pela sobremesa, em Bournemouth, na Inglaterra. Os visitantes enchem os olhos e a barriga com degustações e aulas de como fazer e preparar chocolate.
Fotos: D.R.