Uns dias depois de celebrar o 10º aniversário de casamento com o príncipe Felipe, Letízia prepara-se para se tornar rainha consorte, depois do rei Jun Carlos ter abdicado, esta segunda-feira, dia 2, do trono. A ex-jornalista será assim a primeira monarca espanhola sem sangue azul.
Segundo as sondagens, Letizia é o membro mais popular da família real, tendo até ganho em tempos o título de “Princesa do Povo”.
Letizia Ortiz Rocasolano nasceu a 15 de setembro de 1972 e é filha de pais divorciados. A mãe foi enfermeira, o pai tinha sido jornalista e a avó paterna, conhecida radialista das Astúrias, também a influenciou a escolher o jornalismo como profissão. Tem duas irmãs mais novas, Telma e Erika (esta suicidou-se em 2007).
Estudou jornalismo na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid e passou depois por vários títulos da imprensa. Deixou para trás a imagem de uma trabalhadora incansável, muito dedicada e ávida consumidora de literatura clássica.
Em 2000, deu nas vistas como enviada especial da TVE para a cobertura das eleições norte-americanas que acabariam de dar vitória a George W. Bush. Letizia Ortiz foi o rosto da campanha informativa da passagem da peseta ao euro; esteve a acompanhar a tragédia ecológica do Prestige, bem como enviada a vários acontecimentos noticiosos que marcariam a década, como os atentados do 11 de Setembro e a ocupação do Iraque.
Em 2002, fez a cobertura dos prémios Príncipe das Astúrias, os galardões atribuídos por Felipe de Bourbon e onde apenas se cumprimentaram. Os dois haviam-se conhecido um mês antes através de um amigo em comum. Mas só mais tarde viriam a aproximar-se na sequência da tragédia do Prestige: Letizia fazia a cobertura para a TVE e o príncipe interessou-se por ajudar na recuperação do desastre ambiental provocado pelo derrame de crude. O romance começou nessa altura.
Letizia Ortiz foi pivot do Telediário, da TVE, até ao final de outubro de 2003, altura em que uma rádio espanhola deu conta da relação do príncipe com uma conhecida jornalista. No dia 1 de novembro de 2003, a Casa Real espanhola emitiu um comunicado anunciando o noivado do príncipe Filipe com Letizia Ortiz Rocasolano. O casamento celebrou-se no dia 22 de maio de 2004 na Catedral de Santa María la Real de la Almudena, em Madrid. Os príncipes das Astúrias têm duas filhas: Leonor, nascida a 31 de outubro de 2005; e Sofia, de 29 de abril de 2007.
Letizia e Felipe estão casados há dez anos e ao longo dessa década a princesa tem feito capas de revistas nem sempre pelos melhores motivos. A princesa foi alvo de boatos por estar muito magra e, supostamente, sofrer de anorexia e foi criticada por ter uma obsessão por retoques estéticos, sendo apenas confirmada uma cirurgia estética ao nariz.
Fotos: D.R.