O realizador norte-americano Paul Mazursky, cinco vezes nomeado para os Óscares, autor de “Bob e Carole e Ted e Alice” ou “Um vagabundo na alta roda”, morreu aos 84 anos, indicou o seu agente.
“Era o nosso (Federico) Fellini norte-americano. Vai fazer uma enorme falta”, escreveu na rede social “Twitter” o amigo e realizador Mel Brooks, que descreveu Marzusky como “um dos mais talentosos realizadores e argumentistas de sempre no cinema”.
O agente Jeffrey Berg confirmou à agência noticiosa francesa AFP a morte, ocorrida na segunda-feira, sem indicar a causa. De acordo com a imprensa internacional, Mazursky foi vítima de um ataque cardíaco, em Los Angeles.
Mazursky realizou cerca de 15 filmes e foi nomeado, pela primeira vez, para os Óscares em 1969, pelo argumento de “Bob and Carol and Ted and Alice”, seguindo-se “Harry e Tonto” (1974), “Uma mulher só” (1978), “Inimigas e Amantes: uma história de amor” (1989) e “Formiga Z” (1998).
Foi também ator, às vezes nos próprios filmes, mas também com Stanley Kubrik (“Fear and desire”) ou com Brian de Palma (“O impasse”).
Na televisão, Mazursky participou na série “Os Sopranos”, entre outras.