Lifestyle

Estudo liga publicação de fotos no Facebook a “neurose”

Um estudo recente, realizado por Azar Eftekhar, aluna da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, concluiu que as pessoas com comportamentos neuróticos são as que mais fotos publicam no Facebook.

De acordo com o que é explicado, os internautas utilizam este tipo de plataformas para compensar eventuais falhas de habilidade social ou dificuldades em manter relacionamentos. Mas este tipo de comportamento na rede social é também associado a pessoas com personalidades mais extrovertidas. Aqui, porém, há uma linha que separa estes dois tipos de personalidade.

A diferença é que os internautas mais extrovertidos enviam imagens para a internet que, na sua maioria, são usadas para trocar a foto de capa ou do perfil, enquanto as neuróticas, definidas pela sua “natureza temperamental” e suscetibilidade “a stress e ansiedade”, tendem a publicar um número maior de fotos por álbum.

“Pessoas neuróticas precisam de aprovação, mas não são boas comunicadoras e não têm habilidades sociais”, lembra Azar Eftekhar, que acrescenta ainda que “os resultados sugerem que estas pessoas procuram aceitação por meio de publicações intensivas, para parecerem mais populares ou atrativas, ou mesmo para se mostrarem atualizadas relativamente à cultura popular”.

facebook