Cultura

Feira de S. Mateus arranca em Viseu

A 622.ª Feira de S. Mateus arranca hoje em Viseu com uma forte aposta na recuperação de tradições, propondo um cartaz com 70 concertos e mais de 120 atividades para os próximos 38 dias.

A abertura está agendada para as 21h30, com um momento de inauguração na “Porta de São Mateus” e a chegada da Orquestra Infusão às várias portas do certame, depois de uma arruada que parte de diversos pontos do centro histórico da cidade.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, procede à ligação da iluminação da Feira Franca e, por volta das 23h00, tem lugar um espetáculo piromusical com um tributo a Augusto Hilário.

A programação deste ano recupera algumas tradições como o fogo-de-artifício, o cinema na feira e o “Dia de Viriato”, que propõe, 85 anos depois da última edição, peddypapers sobre o herói mítico de Viseu, visitas e um “Mercado de Viriato”.

No campo musical, sobem ao palco Xutos e Pontapés, Ana Moura, Tony Carreira, Blind Zero, Paulo Gonzo, João Pedro Pais, Linda Martini, entre outros.

Nas novidades para este ano, destaque para “a nova imagem exterior”, “uma renovada iluminação”, um serviço de torniquetes que permitirá controlar e contar as entradas e saídas e, também, um serviço de acolhimento e informação ao visitante.

No capítulo das inovações, o Dão será pela primeira vez vinho oficial, com um espaço de promoção durante um mês, e a cidade ganha o “Viseu Lounge” para “ativar a sua marca” e apresentar o empreendedorismo regional, com destaque para a tecnologia “TOMI”.

Com um orçamento de um milhão de euros, a Feira de S. Mateus decorre até dia 14 de setembro, contando com 280 feirantes, 40 divertimentos e 30 restaurantes e tascas no seu recinto.

Feira S. Mateus