O festival de música do Crato arranca na quarta-feira, dia 27, com os concertos de Gisela João e Aloe Blacc, tendo ainda como cabeças-de-cartaz para a edição deste ano The Hives, Anselmo Ralph, Miguel Araújo e Natiruts.
O festival, que vai decorrer até sábado naquela vila do distrito de Portalegre, é promovido pelo município e apresenta, além do “prato forte” da música, o melhor do artesanato e da gastronomia daquela região alentejana, assegura o município.
“É um cartaz muito forte em tempos de crise. Este ano, vão passar pelo Crato excelentesnomes da música e, desta forma, rompemos com a tradição habitual dos nomes que costumavam marcar presença nos últimos anos”, disse à agência “Lusa” o presidente do município, José Correia da Luz.
O autarca manifestou-se ainda convicto de que a edição deste ano venha a “bater todos os recordes” de participantes, alegando que se trata de um festival com “tradição” e com “categoria” a nível nacional.
No primeiro dia, o destaque irá para a atuação de Gisela João e Aloe Blacc, passando ainda pelo palco do festival a Filarmónica do Crato e os Ar de Bluesy — Tributo a Rui Veloso e Carlos Tê.
Na quinta-feira, a noite será dominada por Dengaz, Inner Circle e Natiruts.
No dia seguinte, o Festival do Crato vai contar com a presença em palco de três projetos musicais desenvolvidos em Portugal: Capitão Fausto, Miguel Araújo e Anselmo Ralph.
No sábado, último dia do festival, é a vez de subirem ao palco as bandas The Happy Mess, We Trust e os The Hives, que encerram o certame.
Durante o festival, haverá diariamente animação de rua e “After Hours”, com os Dj Nuno Luz, DJoana, Dj Chumbo (Ricardo Moreno), Wilson Honrado, Ana Arroja e João Vaz.
“No que diz respeito à musicalidade, o festival, este ano, é mais festival”, sublinhou o autarca.
Na animação de rua, os festivaleiros poderão assistir às atuações do grupo Abelterium e Agostinhos da Roseta, entre outros grupos da zona.
No campo da gastronomia, a oferta vai ser “diversificada” com a presença no recinto de vários restaurantes e tasquinhas típicas.
Quanto ao artesanato e às atividades económicas, o certame vai este ano acolher “mais expositores” para “recuperar a dinâmica” que tinha em anos anteriores.
“Nós iremos ter um reforço de ‘stands’ de expositores. Este ano vamos ter cerca de 150 ‘stands’, pois o festival promete, não só pela qualidade musical, mas por toda a sua envolvência”, disse.
Os preços dos bilhetes para o Festival do Crato vão variar entre os oito euros, nos doisprimeiros dias, e os 10 euros, nos últimos dois dias do certame.
A organização disponibiliza ainda um espaço para todos os festivaleiros que queiram acampar na zona.