Lifestyle

Portugal vence “Óscares do Turismo”

O Turismo de Portugal venceu os World Travel Awards 2014, também conhecidos como “Óscares do Turismo”, na categoria de melhor organismo oficial de turismo europeu.

A entrega do prémio da 21.ª edição dos World Travel Awards decorreu no sábado, em Atenas, na Grécia.

A eleição, que distingue o Turismo de Portugal de entre os restantes dez nomeados à categoria de melhor organismo oficial de turismo europeu, surge como resultado de uma votação em que participaram milhares de profissionais do sector, oriundos de todos os países do mundo, refere o Turismo de Portugal, em comunicado.

Segundo aquele organismo, Portugal, que já tinha ganho esta categoria em 2008, concorreu com os organismos oficiais da Grécia, Áustria, França, Alemanha, Grécia, Espanha, Itália, Turquia, Reino Unido e Inglaterra.

Para o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, o prémio “é um motivo de orgulho, porque reconhece o trabalho desenvolvido pelo Instituto”.

Além disso foram conquistados outros galardões. Depois de em 2013 somar nove World Travel Awards Europa – de líder no Golfe ao Algarve como melhor destino de praias e a Madeira como melhor destino insular ou Lisboa como melhor destino para escapadelas -, desta vez o país, que chegou à cerimónia com mais de 40 nomeações, bateu o recorde de “óscares”conquistados: 16, a que se juntam ainda duas distinções na divisão do Mediterrâneo e dez exclusivamente nacionais.

Lisboa venceu nas categorias de porto e destino de cruzeiros. A Madeira repetiu a distinção de melhores ilhas para férias. A TAP foi distinguida como melhor companhia nas ligações para África e América do Sul. Já a Douro Azul foi declarada melhor companhia de cruzeiros fluviais.

Os restantes prémios para Portugal cabem a grandes insígnias da hotelaria nacional, na maioria no Algarve e Madeira: entre outros, o Conrad (melhor resort de luxo), Bairro Alto Hotel (Hotel em património histórico), Choupana Hills (boutique resort), Vila Joya (Boutique Hotel), The Vine (design hotel), Pestana Porto Santo (resort tudo-incluído), Pine Cliffs (hotel residences) ou Martinhal (villa resort). O país passa até a ostentar o “resort mais romântico da Europa”, um prémio dado ao Vila Vita Parc.

Os World Travel Awards começaram a ser atribuídos em 1993, reconhecendo o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível global, de modo a estimular a competitividade e a qualidade do Turismo.

A seleção dos nomeados é realizada à escala mundial por milhares de profissionais do sector, que todos os anos escolhem os seus favoritos.

Costeira7