Desde quarta-feira que Viana do Castelo está a cumprir a tradição com as Festas da Senhora da Agonia.
Joana Vasconcelos é este ano, Presidente da Comissão de Honra da Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, e levou consigo a obra “Coração Independente”, que poderá ser vista no Centro Cultural de Viana do Castelo, entre 15 e 31 de Agosto.
A artista foi hoje protagonista do Desfile da Mordomia, ao lado de 400 mulheres, a artista percorreu as principais artérias da cidade naquela que é considerada a maior montra ao ar livre, de trajes e ouro, os símbolos da cidade, um dos números mais emblemáticos da Romaria da Agonia.
Amanhã Joana Vasconcelos, que este ano é presidente da Comissão de Honra das festas, assistirá na tribuna de honra montada na avenida principal da cidade ao cortejo histórico e etnográfico envergando uma criação sua, inspirada nos trajes típicos da região.
Trata-se de um vestido em ‘chiffon’ vermelho, composto por uma barra em veludo preto, decorado com bordado em canutilhos cor de chumbo e galões dourados.
A peça inclui ainda um colete em tecido brocado, bordado com os mesmos canutilhos, uma algibeira em ?chiffon’ vermelho como o vestido, decorado com pormenores em veludo preto.
No cortejo, este ano com o tema “A vida e obra de Frei Bartolomeu dos Mártires” , vão participar mais de 3.000 figurantes, nos 165 quadros e 33 carros alegóricos.
Manda a tradição que o cortejo tenha início precisamente às 16h00 de sábado para percorrer, ao longo de quase três horas, mais de 2.300 metros pelas principais ruas da cidade.
Entre as componentes histórica e etnográfica deste cortejo, um dos principais números da romaria d’Agonia, são esperadas milhares de pessoas a assistirem.
A Romaria da Agonia prolonga-se até domingo.