Atualidade

Duquesa de Alba poderia ser rainha da Escócia

A espanhola duquesa de Alba, a mulher com mais títulos nobiliários, poderia, como última na linha de sucessão da dinastia dos Stuart, ser rainha Cayetana I de Escócia se o “sim” vencer no referendo de hoje.

Essa possibilidade tem sido avançada pela imprensa inglesa e espanhola, que destaca os cenários necessários para a possível coração de María del Rosario Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, mais conhecida como a duquesa de Alba – um dos 37 títulos nobiliários que já acumula.

A duquesa de Alba, de 88 anos, é ainda descendente direta do rei Jaime II de Inglaterra e uma das “concorrentes” à eventual coroa escocesa, mas mesmo que o “sim” vença, não é previsível que fosse coroada, já que o Governo escocês quer continuar na monarquia britânica liderada por Isabel II.

Uma alteração a esse modelo obrigaria a um outro referendo.

Apesar da linha descendente da duquesa espanhola ser de um filho ilegítimo e bastardo, James Fitz-James, Cayetana é considerada uma descendente dos Stuart, a principal casa real escocesa.

Cayetana tem outros concorrentes, como é o caso de Francisco Baviera – que segundo os Jacobitas, que pretendem a restauração da casa real Stuart na Escócia, Inglaterra e Irlanda, é herdeiro real ao trono de Inglaterra, França, Escócia e Irlanda.

Duquesa Alba

 

Foto: D.R.