Depois de anunciar que lançaria uma coleção com seis nomes de peso, a Louis Vuitton divulgou o resultado da parceria, que tem como objetivo “celebrar” o famoso monograma da marca. Sob o nome “The Icon and the Iconoclasts”, as peças da coleção foram criadas por Frank Gehry, Christian Louboutin, Karl Lagerfeld, Rei Kawakubo, Marc Newson e Cindy Sherman para comemorar os 160 anos da fundação da casa francesa e estarão à venda no dia 15 de outubro na loja da marca, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Inspirada na coleção especial do centenário da criação do monograma, em 1996 – quando Azzedine Alaia, Manolo Blahnik, Romeo Gigli, Helmut Lang, Isaac Mizrahi, Sybilla e Vivienne Westwood contribuíram com designs únicos -, a coleção 2014 conta com participantes que, segundo a LV, “foram ainda mais longe”. Cada criador trouxe para a coleção referências de seu universo pessoal, desenhando peças únicas.
A mala criada por Gehry custará 3000 euros. Christian Louboutin desenhou uma carteira de mão, que estará à venda por 3500 euros, e um trolley, que custará 17000 euros.
Karl Lagerfeld, estilista da Chanel, inspirou-se no mundo do boxe para criar uma linha de cinco peças: três malas de tamanhos diferentes para serem usadas ao ombro, que custam entre 2680 e os 3000 euros, consoante o tamanho, uma mala de mão com luvas de boxe, que vale 4000 euros e um saco de boxe, que é produzido numa edição limitada de 25 peças e cujo preço está “sob consulta”.
Marc Newson decidiu criar para a LV um “objeto funcional”: uma mochila e custa 4000 euros.
A japonesa Rei Kawakubo ecriou a clássica Sac Plat, reinventando a peça através de buracos assimétricos que revelam o interior da carteira, rebatizada de Bag with Holes.
Cindy Sherman criou o Studio in a Trunk, uma reinterpretação do icónico baú de viagem marca. O modelo é uma edição limitada de 25 peças e o seu preço está “sob consulta”. A artista plástica também desenhou a Camera Messenger Bag, para usar na mão ou a tiracolo, que custa 2900 euros.
Fotos: Divulgação