Atualidade

Papa Francisco chegou a ser expulso do balneário do seu clube

Jorge Bergoglio, hoje Papa Francisco, era padre em Almagro, no ano de 1998, quando Basile assumiu o comando do San Lorenzo, clube do qual o Papa é adepto confesso e sócio honorário. Uma das medidas do técnico foi a de proibir o acesso de Bergoglio no balneário da equipa.

“Vinha sempre cumprimentar os jogadores antes dos jogos. Eu não queria que ninguém desconcentrasse os meus atletas, e disse a Fernando Miele, o presidente do San Lorenzo, para expulsar o padre. Se a equipa não ganhava a ninguém, porquê receber sempre um padre? Miele falou com ele e ele saiu”, contou Basile, numa entrevista ao programa televisivo Línea de Tiempo.

Só em abril passado, num reencontro entre Fernando Miele e Alfio Basile é que o treinador ficou a saber quem era o padre a quem dera ordem de expulsão do balneário do clube em 1998. “Já reparastes quem é o Papa? Era o Bergoglio que mandastes colocar fora do balneário do San Lorenzo! Vou visitá-lo a Roma e contar-lhe-ei…”, informou Miele a Basile.

Recorde-se que o Papa Francisco, ilustre adepto que ajudou a divulgar o nome do clube no cenário internacional, será alvo de uma homenagem especial: dará nome ao futuro estádio do clube cuja inauguração está prevista para 2016.

Papa