O processo criativo de Joana Vasconcelos não deixa de nos surpreender. A artista plástica teve o seu trabalho, “Call Center”, uma “joint-venture”, exposto no segundo dia da 43ª edição da ModaLisboa. Em conjunto com o criador de moda Filipe Faísca e o músico Jonas Runa, Joana Vasconcelos apresentou pela primeira vez ao público, sábado, dia 11, no evento de moda lisboeta, a sua mais recente criação. A gigante pistola Beretta composta com 168 telefones foi montada na passerelle do Pátio da Galé, e integrou o desfile da coleção de Filipe Faísca para a próxima estação.
A obra de Joana Vasconcelos e a coleção de Filipe Faísca foram criadas “ao mesmo tempo”, contou a artista antes do desfile. “O Filipe visitou o ateliê, expliquei-lhe o que estava a pensar fazer e ele falou também do que ia fazer. Avançámos com os projetos ao mesmo tempo”, explicou.
O desfile começou com Sofia Aparício e outras manequins a atenderem alguns dos telefones que compõem a obra, mensagens audíveis apenas para alguns dos presentes a quem foram distribuídos ‘headphones’ para o efeito. A obra assumiu lugar de destaque na passerelle, com as modelos a interagirem com a peça durante o desfile.
Fotos: José Gageiro