Os grupos rock Xutos & Pontapés e Linda Martini vão atuar a 10 de dezembro no Teatro Tivoli, em Lisboa, no espetáculo “Live Freedom”, em homenagem às vítimas de violações dos direitos humanos, anunciou a Amnistia Internacional Portugal.
Com apresentação do humorista Ricardo Araújo Pereira, o “Live Freedom” acontece pelo terceiro ano consecutivo, alertando, através da música, para casos em que não são respeitados os direitos humanos em vários países.
Associado ao espetáculo está a “Maratona de Cartas”, uma iniciativa global da Amnistia Internacional que consiste no “envio massivo de cartas e postais por ativistas de todo o mundo para as autoridades de diversos países, em protesto contra as violações de direitos humanos”.
Este ano, são apontados quatro casos concretos: Liu Ping, ativista chinesa contra a corrupção e que já foi torturada em prisão, Chelsea Manning, militar do exército norte-americano que divulgou documentos confidenciais através do Wikileaks, o nigeriano Moses Akatugba, condenado à pena de morte por assalto à mão armada, sem direito a julgamento, e a comunidade de Mkhondo, na África do Sul, onde grávidas e jovens mães morrem sem ter acesso a serviços de saúde pré-natal.
De acordo com a Amnistia Internacional, em 2013 a “Maratona de Cartas” contou com cerca de 2,3 milhões de apelos de 143 países. De Portugal foram enviados mais de 96.000 apelos.
A Amnistia Internacional, que reúne cerca de 3,2 milhões de membros em todo o mundo, existe em Portugal há mais de trinta anos.
Em anos anteriores, o “Live Freedom” contou com a participação de artistas como Sérgio Godinho, Batida, Deolinda e David Fonseca.