Pelo mundo existem castelos que o vão encantar. Apesar de instantaneamente nos remeterem aos contos de fadas, os castelos eram construídos para proteger as famílias de poder dos inimigos.
A concepção clássica dos castelos surgiu por volta do século IX, e normalmente demoravam um ano para ficarem prontos. A estrutura conta com pátio, muralhas, torres, fossos, pontes e inúmeros cómodos, incluindo um porão. Com o tempo, surgiram outros estilos, indo do romântico ao gótico. Hoje, são monumentos históricos importantes que se tornaram pontos turísticos.
Saiba quais os 10 castelos que deve conhecer.
Castelo de Praga -Segundo o Guinness, este é o maior castelo do mundo, ocupando uma área de 72 mil metros quadrados. Atualmente abriga a nobreza da República Checa em Praga, onde funciona o escritório administrativo.
Castelo Hunyad – A construção meio barroca, meio renascentista, localizada na Roménia, abrigou ninguém mais, ninguém menos do que Vlad III, conhecido como Conde Drácula.
Castelo Neuschwanstein –
A Disney inspirou-se neste castelo para criar o Castelo da Cinderela. Situado no meio dos Alpes Bávaros, foi erguido na época romântica do século XIX e atualmente possui uma estrutura interna moderna, com água corrente e aquecedores por todos os andares.
Mont Saint-Michel –
Construído em 1880 na costa da Normandia, o castelo é polémico porque muitos turistas já tiveram um fim trágico ao tentar atravessar o mar para chegar até ao monumento.
Castelo Matsumoto –
Com estrutura tradicional, o Matsumoto foi construído num local plano no Japão durante 22 anos, o que o torna conhecido mundialmente. A estrutura, chamada de “hirajiro”, teve início em 1592. O grande atrativo é a torre maior, de onde se tem uma vista imperdível para o céu.
Castelo de Löwenburg – O “Castelo do Leão” tem uma grande relevância histórica e foi construído em 1793, na fase romântica europeia, a pedido de Wilhelm IX, considerado o Walt Disney de sua era. Atualmente é um dos mais visitados da Alemanha.
Palácio de Potala –
Esta é a maior estrutura do Tibete, com 170 metros de altura, sendo que o primeiro palácio foi construído em 637 d.C, pelo imperador Songstsen Gampo. O local, acima do vale de Lhasa, só ficou pronto em 1648, após o árduo trabalho de mais de 7 mil trabalhadores e 1.500 artistas.
Castelo de Windsor – Situado em Berkshire ainda abriga a família real britânica. Mais de 5 mil pessoas moram e trabalham dentro da estrutura que ocupa cinco hectares. Em 1992 sofreu um incêndio e foi restaurado, incluindo materiais mais modernos.
Castelo Miranda –
O castelo do século XIX, também conhecido como Château de Noisy, fica em Ardennes, na Bélgica. Construído em 1866, servia como casa de campo de uma família e está atualmente abandonado, tornando-o ainda mais curioso.
Castelo de Segovia -Um dos mais conhecidos de Espanha, o palácio de pedra fortificado é chamado de Alcázar de Segóvia. Construído no século 12, foi inicialmente pensado para ser uma fortaleza, mas acabou se tornando palácio real, prisão do estado, colégio real de artilharia e ainda academia militar. Atualmente é monumento histórico artístico e abriga um museu que pode ser visitado.