Micronações que surgem constantemente na lista dos locais mais bonitos do mundo estão entre as mais ameaçadas pelos efeitos do aquecimento global. Países como as Maldivas, Tuvalu, Kiribati e Ilhas Fiji serão os primeiros a sofrerem as consequências da subida das águas dos oceanos.
De acordo com a ONU, uma das áreas mais afetadas pela subida das águas é o Pacífico Sul, justamente na região da Polinésia e as suas ilhas paradisíacas.
Os dados do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apontam que o nível do mar deve subir entre 28 cm e 89 cm até o ano de 2100. O problema é que estas nações do Pacífico Sul estão localizadas em média a um metro de altitude e qualquer variação mínima da maré destruirá por completo a infraestrutura local.
Conheça os locais que estão em risco de desaparecer.
Maldivas – Com 80% do território localizado a apenas um metro de altitude, as Maldivas são umas das primeiras nações que podem desaparecer do mapa
Tuvalu – Tuvalu é um dos países que menos poluem no mundo e será um dos primeiros a desaparecerem devido aos efeitos do Aquecimento Global. Mais de 85% do território de Tuvalu está apenas um metro acima do nível do mar. Com 30 ilhas paradisíacas e 26 km² de área, o país possui 12 mil habitantes.
Kiribati – O local recebe cerca de seis mil visitantes por ano, este paraíso tropical deverá desaparecer juntamente com os seus vizinhos da região. Localizada na Polinésia, a nação polinésia comprou 2,2 mil hectares de terras em Vanua Levu, nas Ilhas Fiji para fugir das inundações.
Fiji – As ilhas Fiji são sinónimo de clima tropical e praias paradisíacas. Localizadas no Pacífico Sul a três mil quilômetros ao leste da Austrália e composta por 322 ilhas, algumas delas vão conseguir escapar à subida do mar.
Palau – Localizada entre a Indonésia e Papua-Nova Guiné, Palau é formada por 250 ilhas com paisagens muito peculiares. A nação do pacífico sul é famosa pelas “Rock Islands” ou Ilhas de Pedra, muitas delas em risco de desaparecer.