O Festival da Bicicleta Solidária regressa a Lisboa, a 9 de novembro, para angariar produtos alimentares e de higiene pessoal que serão depois entregues a sem-abrigo ou a instituições de solidariedade social.
A iniciativa, organizada pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), tem início marcado para as 10h00, no Terreiro do Paço, com um passeio de bicicletas que irá decorrer pelo centro da capital.
O presidente da FPCUB, José Caetano, disse à “Lusa” que o número de participantes “tem vindo a aumentar”, sendo que na última edição se registaram entre 1000 a 1100 inscrições. Como tal, na iniciativa deste ano, que já vai na quarta edição, espera-se “ainda mais participantes”.
“Não há dinheiro envolvido, apenas géneros”, afirmou o presidente, tendo acrescentado que as pessoas deverão entregar bens alimentares não perecíveis e também produtos de higiene pessoal.
Além do passeio, que culminará no Terreiro do Paço, o festival conta, no mesmo espaço, com uma exposição de produtos relacionados com o velocípede, uma oficina de bicicleta e ainda a possibilidade de um rastreio cardiovascular.
Para as crianças com idades entre os 2 e os 5 anos existem ainda diversas atividades infantis em bicicleta.
A animação de rua do evento vai estar entregue aos Party Brass Band e Dj Orange Evolution.
As inscrições são gratuitas, cabendo apenas a cada um levar a sua contribuição.