A detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates é notícia nos mais variados meios internacionais, fazendo destaque entre o espanhol “El Mundo”, passando pelo francês “Le Monde”, o britânico “Financial Times”, o italiano “La Stampa” até ao brasileiro “O Globo”.
O “Financial Times” noticia a detenção de José Sócrates logo no topo da página da internet, dizendo que o ex-governante é acusado de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, ao mesmo tempo que faz ligação para outros casos passados em Portugal, nomeadamente os chamados “vistos gold”.
No “Le Monde”, a notícia sobre as acusações a José Sócrates é a terceira mais partilhada entre os cibernautas, com 823 pessoas a replicarem a notícia nas redes sociais. O diário francês dá conta que, pouco menos de uma semana depois do escândalo com os “vistos gold” e a consequente demissão do então ministro da Administração Interna Miguel Macedo, Portugal vive um novo escândalo político-financeiro.
Também o italiano “La Stampa” dá conta da detenção do ex-primeiro-ministro português por acusações de fraude fiscal e corrupção.
Já em Espanha, o “El País” dá grande destaque na sua página na internet e diz que José Sócrates é “o governante que regularizou a sua própria fraude fiscal”, apontando que tinha, até agora, escapado a todas as operações policiais com nome, desde o Face Oculta ao Freeport”. Segundo este jornal espanhol, Sócrates teve uma “carreira ferida de suspeitas” e diz que o ex-primeiro-ministro português acabou detido “pela única operação policial sem nome”.
O “El Mundo” tem feito várias atualizações à notícia sobre José Sócrates, que é complementada com uma fotografia em que este aparece com o ex-primeiro-ministro espanhol José Luís Zapatero, numa visita em 2011.
A notícia chegou, ainda, ao outro lado do Atlântico, o brasileiro “O Globo” dá destaque à detenção de José Sócrates e faz um apontamento dos principais momentos, inclusivamente quando o ex-primeiro-ministro disse, no seu espaço de comentário na RTP, que nada tinha a ver com a operação Monte Branco e que em 25 anos teve apenas uma conta bancária. Também o “Folha de São Paulo” noticia que Sócrates foi detido por suspeitas de corrupção.
A detenção de José Sócrates foi notícia em alguns dos países lusófonos, nomeadamente nos jornais cabo-verdianos “Expresso das Ilhas”, “A Nação” e “A Semana”.