Um estudo norte-americano indica que passar demasiado tempo a olhar para baixo enquanto verifica o ecrã do smartphone pode causar danos permanentes na coluna.
O médico Kenneth K. Hanraj, chefe de cirurgia em coluna vertebral de um centro especializado em Nova Iorque, explica que a inclinação da cabeça aumenta o peso exercido sobre a coluna e, que, a longo prazo, isso pode gerar problemas graves.
A cabeça adulta pesa, em média, 6 kg, então, quando a pessoa está numa postura ereta, a coluna cervical sofre uma pressão entre 4,5 kg e 5,5 kg. À medida que a cabeça é inclinada para frente, essa pressão aumenta, podendo chegar aos 27,2 kg.
Embora os resultados do estudo sejam aplicáveis a qualquer situação em que a posição da cabeça seja constantemente alterada, Hanraj ressalta que os problemas podem ser acelerados por causa da tecnologia. “Enquanto é praticamente impossível evitar as tecnologias que causam esse problema, as pessoas deveriam fazer um esforço para olhar para os telemóveis com uma cervical neutra e evitar fazê-lo com demasiada frequência”, escreveu o pesquisador, que conclui: “A perda da curvatura natural da cervical leva a uma pressão gradualmente superior, e isso pode levar a desgaste, ruptura, atrofia precoces e possivelmente cirurgia”.