O ano que está a terminar foi recheado de acontecimentos, que vão ficar marcados na memória e também na história da humanidade. Espanha assistiu à proclamação de um novo rei, a Alemanha sagrou-se campeã no Mundial de Futebol e o desafio do balde de água gelada contagiou tudo e todos. 2014 foi o ano que o nome de Portugal foi levado além fronteiras. Cristiano Ronaldo venceu a segunda Bola de Ouro e Carlos do Carmo foi premiado com um Grammy Latino. Mas nem sempre as notícias foram as melhores, assistiu-se à detenção de José Sócrates e à queda do BES.
Reveja os momentos que marcaram o ano.
janeiro – O Presidente da República, Cavaco Silva, condecorou Cristiano Ronaldo, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
fevereiro – Facebook compra o WhatsApp por 16 mil milhões de dólares.
fevereiro – Após vários dias de protesto e de confrontos da população contra o governo vigente, dos quais resultaram variados mortos, o parlamento da Ucrânia destitui o presidente Victor Yanukovich do poder.
março – “12 Anos Escravo” ganha o grande prémio da cerimónia dos Óscares 2014.
março – Um avião B777-200 com 239 passageiros, da Malaysia Airlines, desaparece sem deixar rasto na rota Kuala Lumpur – Pequim.
abril – Canonização do Papa João XXIII e do Papa João Paulo II.
abril – Onda de luta contra o racismo no futebol “Somos todos macacos”, iniciada com o ato de Daniel Alves, do Barcelona, que comeu uma banana depois do arremesso de um adepto do Villarreal.
maio – O Uruguai transforma-se no primeiro mercado legal de cannabis do mundo.
Conchita Wurst, um travesti, venceu a 59.ª edição do Festival Eurovisão. O visual da artista deu muito que falar.
maio – O Benfica termina o campeonato nacional em primeiro lugar, vencendo ainda a Taça de Portugal e a Taça da Liga, falhando apenas a Liga Europa, onde perdeu contra o Sevilla nas grandes penalidades.
maio – O Real Madrid vence o Atlético Madrid, na final da Liga dos Campeões em Lisboa, por 4-1 após prolongamento. Cristiano Ronaldo bate o recorde de golos da competição (17 golos).
junho – Ricardo Salgado, ex-presidente executivo do BES, é detido para interrogatório, no âmbito da operação Monte Branco, que investiga a maior rede de branqueamento de capitais descoberta em Portugal.
junho – Felipe VI é proclamado rei de Espanha, um mês depois de Juan Carlos ter abdicado do trono.
julho – A Alemanha vence o Mundial de 2014, ao derrotar a Argentina na final por 1-0 e depois de cilindrar o anfitrião Brasil por 7-1 nas meias finais.
julho – O vôo MH17 da Malaysia Airlines, que voava de Amsterdão a Kuala Lumpur, é abatido por um míssil disparado na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia por um sistema antiaéreo, fazendo 298 vítimas.
agosto – Nasce o Novo Banco, que substitui o BES. O Novo Banco teve uma injeção de 4900 milhões de euros que numa primeira fase serão financiados sobretudo pelo fundo de recapitalização da banca, ou seja, pelo empréstimo da troika a Portugal e que iria reforçar a almofada de liquidez do Estado.
agosto – Instala-se uma onda mundial de desafios de balde de água gelada, gravados em vídeo e publicados nas redes sociais, aos quais aderiram celebridades e pessoas mais anónimas, tudo a favor do combate à doença ELA (esclerose lateral amiotrófica).
setembro – um hacker torna públicas imagens íntimas de celebridades nuas, como Jennifer Lawrence.
setembro – A Escócia diz não à independência do Reino Unido em referendo nacional.
setembro – António Costa vence as eleições primárias do PS com cerca de 68% dos votos, contra os 32% de António José Seguro.
outubro – Dilma Rousseff vence a segunda volta das Eleições Brasileiras, sendo reeleita para um segundo mandato.
novembro – Carlos do Carmo recebe o Grammy Latino de Carreira em Las Vegas
dezembro – Prémio Nobel da Paz 2014 é entregue a Malala Yousafzai, uma jovem paquistanesa que chamou a atenção do mundo para o direito à educação, e a Kailash Satyarthi, um ativista indiano pelos direitos das crianças.
dezembro – Cristiano Ronaldo é homenageado na Madeira, a sua terra-natal. O craque do Real Madrid foi condecorado com a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira. Além disso, descerrou a uma estátua que o imortaliza.
Fotos: D.R.
Autor:
Andreia Caturna Martins
Publicado em: 22 de Dezembro, 2014 20:43