Saúde & bem-estar

Corpo elimina maioria da gordura pela respiração

De acordo com um estudo australiano, quando uma pessoa emagrece, a gordura é excretada primeiramente pelo pulmão em forma de dióxido de carbono (CO2).

A pesquisa explica que as células de gordura armazenam triglicérides, um composto formado por três átomos: carbono, hidrogênio e oxigênio. Para perder gordura, é necessário liberar esses átomos da molécula de triglicérides por um processo chamado de oxidação.

O estudo constatou que quando 10 quilos de gordura são oxidados, 8,4 quilos são excretados pelos pulmões em forma de dióxido de carbono. O restante, 1,6 quilos, transforma-se em água (H2O), que pode ser excretada pela urina, suor, respiração, lágrimas, fezes ou outros fluidos corporais.

Os autores chegaram a essa conclusão depois de traçarem o caminho percorrido por cada átomo excretado pelo corpo. “Esta bioquímica não é nova. Mas por razões incertas parece que ninguém tinha feito estes cálculos antes. Os resultados foram surpreendentes”, explicam os autores.

A análise mostrou ainda que o oxigénio inalado necessário para realizar o processo metabólico de perda de peso precisa ser quase três vezes maior do que a quantidade de gordura a ser perdida. Isto é, para completar o processo de oxidação de 10 quilos de gordura, são necessários 29 quilos de oxigénio inalado. No montante, são criados 28 quilos de CO2 e 11 quilos de água.

Os pesquisadores analisaram, também, que uma pessoa com 70 quilos excreta 200 gramas de carbono por dia e um terço da perda de peso é alcançada durante o sono. Correr por uma hora, por exemplo, elimina 40 gramas de CO2 a mais — elevando a média diária para 240 gramas.

“Perder peso requer liberar o carbono armazenado nas células de gordura. Isso reforça a recomendação de comer menos e mover-se mais”, afirmam os autores.

perder_peso_balanca