A adolescente paquistanesa Malala Yousafzai e o ativista indiano Kailash Satyarthi receberam o prémio Nobel da Paz, esta quarta-feira, dia 10, pelo trabalho que desenvolveram em prol dos direitos das crianças.
Malala é a mais jovem vencedora de um Nobel. A paquistanesa tem recebido elogios no mundo todo pela sua campanha global desde que foi atingida a tiro na cabeça por talibãs dentro de um autocarro escolar em 2012. “Conto a minha história não porque ela é única, mas porque não é”, disse Malala, de 17 anos. “Essa é a história de muitas meninas”, acrescentou no discurso durante a cerimónia de entrega do prémio, perante a família real norueguesa.
Satyarthi, que ajudou a salvar cerca de 80 mil crianças de trabalho forçado, acabou por ser ofuscado por Malala. “Perdi dois dos meus colegas. Carregar o corpo de um colega que está a lutar pela proteção de crianças é algo que nunca vou esquecer, mesmo quando me sento aqui para receber o prémio Nobel da Paz”, afirmou.
Depois da cerimónia, os dois vencedores do galardão estiveram a festejar com várias crianças, no centro de Oslo, num evento no qual marcou presença a princesa Mette-Marit e os dois filhos, a princesa Ingrid e o príncipe Sverre Magnus.
Fotos: D.R.