Atualidade

Sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima

Sete distritos da costa continental portuguesa estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a informação publicada no site do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja entre as 6h00 e as 21h00 devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco moderado a elevado.

Além disso, os sete distritos e os restantes que compõem a costa portuguesa – Setúbal, Beja e Faro, estão igualmente sob aviso amarelo devido à agitação marítima até às 23h59 de sexta-feira.

Já o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A agitação marítima levou a Marinha Portuguesa a fechar as barras da Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto e condicionou outras duas devido à agitação marítima.

De acordo com informação disponível às 6h00 na página da Marinha na Internet, a barra marítima de Aveiro está condicionada a embarcações com um comprimento inferior a 15 metros. A barra de Aveiro está interdita a embarcações com menos de 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 4 a 5 metros e na costa sul ondas que poderão chegar a 1,5 metros. O vento será fraco, mas poderá soprar moderado, entre 15 e 25 Km/h, no litoral norte e nas terras altas até ao final da manhã.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no interior Norte até ao final da manhã. O vento fraco soprará temporariamente moderado de norte no litoral e nas terras altas até ao final da manhã.

Existe a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal, além da formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Na costa Ocidental, a norte do Cabo Raso estão previstas ondas de noroeste com 4 a 5 metros, temporariamente 5 a 6 metros durante a manhã e a tarde, enquanto a sul do Cabo Raso, são esperadas ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 4 a 5 metros a partir da madrugada.

Quanto às temperaturas, Faro será a cidade mais quente, onde são esperados 18 graus celsius de máxima, 15 em Sagres, Sines, Beja, Évora, Lisboa, Leiria, Braga, Porto e Viana do Castelo, 11 em Bragança e Vila Real e 8 de máxima na Guarda.

Nas ilhas, no Funchal são previstos 21 graus de máxima, enquanto em Santa Cruz e Horta são esperados 18, enquanto em Angra do Heroísmo e Ponta Delgada devem chegar aos 17.

mau tempo foz