Atualidade

Carlos Cruz perde condecoração

Carlos Cruz e Jorge Ritto, condecorados em 2000 e 1991, respetivamente, com a Grande Ordem do Infante D. Henrique, vão perder as respetivas medalhas. Em causa está o facto de estarem envolvidos num dos mais polémicos casos de pedofilia em Portugal: o processo Casa Pia.

Conforme explicou Manuela Ferreira Leite, presidente do Conselho das Ordens Nacionais, já tiveram início os processos de irradicação do antigo apresentador de televisão e do ex-embaixador. Um processo que é “automático, e que decorre da lei” e que não tem direito à apresentação de defesa. Trata-se, porém, de uma situação inédita.

No diploma consta que todos os que tenham “sido condenados pela prática de crime doloso punido com pena de prisão superior a três anos” perderão a condecoração. Carlos Cruz e Jorge Ritto foram os primeiros nomes a circular na comunicação social como suspeitos de abuso sexual a menores da Casa Pia.

Carlos Cruz havia sido condecorado, em 2000, por Jorge Sampaio como reconhecimento pelo seu trabalho na Comissão Euro 2004 e que trouxe a Portugal a realização da final do Euro 2014. Jorge Ritto, em 1991, foi distinguido por Mário Soares pelos serviços prestados ao país nas várias embaixadas onde exerceu funções.

Carlos Cruz