Saúde & bem-estar

Investigadores criam aparelho para surdos que permite “ouvir pela língua”

Um dispositivo desenvolvido por investigadores da CSU (Universidade do Estado do Colorado), dos EUA, permite que pessoas com deficiência auditiva ouçam com um dispositivo Bluetooth, que deve ser colocado na língua.

Com o dispositivo (ainda sem nome), os cientistas envolvidos dizem que este deve ser uma solução mais acessível que os implantes cocleares, que consistem numa intervenção cirúrgica para colocar um dispositivo electrónico no ouvido da pessoa.

“Implantes cocleares são eficazes e transformaram a vida de muitas pessoas, porém não é para todos. Achamos que o nosso aparelho funcionará tão bem quanto esses já disponíveis, mas ajudará mais pessoas, pois custa menos”, afirmou John Williams, professor do departamento de engenharia mecânica da universidade, sem especificar quanto custaria uma versão comercial do dispositivo.

Os implantes cocleares captam som de fora do corpo e transmitem-no para o sistema auditivo. O aparelho da universidade norte-americana utiliza um pequeno microfone sem fios que envia esses sinais através dos nervos da língua. Segundo Williams, leva entre três a quatro semanas a aprender a “escutar” desta nova forma.

O protótipo produzido pela equipa de pesquisa é grande, mas eles acreditam que vão conseguir reduzir consideravelmente o aparelho, de modo que fique escondido na boca.

surdez