Atualidade

Linda de Suza está falida e faz apelo na rádio

A cantora portuguesa Linda de Suza, celebrizada nos anos 80 com a canção “Mala de Cartão”, afirma ter perdido tudo e nem tem dinheiro para comprar comida para o cão. A artista deu uma entrevista emocionada à rádio RTL, que está a ter grande repercussão na imprensa francesa.

Linda de Suza, de 66 anos, vive com apenas 400 euros por mês de reforma, segundo ela porque a segurança social francesa perdeu oito anos de registos dos seus descontos. “Cheguei a França em 1970 e até 1978 trabalhei como doméstica, fiz os meus descontos e depois tornei-me artista, mas agora os serviços dizem que só cheguei a França em 1979, dão-me um novo número no título de residência e dizem que nessa altura eu tinha uma profissão liberal”, contou.

Desesperada, a artista diz que vive uma situação difícil. “Vendi milhões de livros e de discos, mas não tenho nada, nem dinheiro para comprar comida para o meu cão”, assegurou, esclarecendo que tem apenas a casa onde vive e um carro.

Esta não é a primeira vez que Linda de Suza se queixa de ter perdido tudo. Em 2010, a cantora acusou os antigos produtores de lhe terem roubado uma fortuna e de a terem deixado na penúria. Nascida em Beja, Linda de Suza deixou Portugal ilegalmente nos anos 70 para fugir à pobreza e tornou-se numa cantora de grande sucesso em França. “Le Portugais”, “Tiroli Tirola” e “L’ étrangère” foram alguns dos grandes sucessos da cantora que editou 14 álbuns e cerca de 40 singles na época.

A sua biografia “Mala de Cartão” foi publicada em 1984, vendeu mais de 1,5 milhões de exemplares e foi adaptada mais tarde ao teatro e à televisão.

linda de suza