Há passageiros do metro de Londres que estão a causar furor na China. Algumas fotos aleatórios de passageiros do sexo masculino, captadas no metro da capital inglesa, foram partilhadas centenas de vezes na rede social chinesa Weibo, depois de retiradas do site britânico Tubecrush.net, que já existe há quatro anos.
Criado por um grupo de amigos de Londres, o site permite aos usuários publicar fotos de homens que consideram atraentes e que viajem de metro. Na China, uma das imagens teve 100 mil gostos e partilhas. Os comentários são todos positivos e elogiam o aspeto físico do homem da fotografia.
De acordo com Stephen Motion, co-fundador do Tubecrush.net, a repercussão das fotos na China não o surpreendeu: “A terceira maior fonte de tráfego do nosso site vem da China. Lá a página não é bloqueada. Pelo contrário, está disponível em todas as cidades. A maior parte do tráfego vem de Guangzhou e Xangai”.
No entanto, este fenómeno não está imune à polémica. Embora tenha sido criado como uma brincadeira entre amigos, o Tubecrush.net suscita preocupações sobre a privacidade, já que as imagens são tiradas sem o consentimento dos fotografados.
Porém, o site defende que as fotos são legais, pois foram captadas em locais públicos. “Talvez algumas pessoas não se sintam confortáveis ao ver as suas fotos publicadas na Internet. Por isso, temos uma função para remover fotos e qualquer pessoa pode fazê-lo”, explicou o responsável. “Curiosamente, não recebemos muitos pedidos desse tipo. Quando os homens descobrem que foram fotografados, eles ficam muito orgulhosos”, acrescentou.
Fotos: http://tubecrush.net/