Rodner Figueroa, apresentador da estação de televisão de língua espanhola Univisión, nos Estados Unidos, foi despedido por ter dito que Michelle Obama parecia ter entrado no filme “Planeta dos Macacos”.
O comentário foi feito durante o programa “El Gordo y La Flaca”, no qual foram mostradas várias fotos da primeira-dama, com o objetivo de comentar os diferentes visuais. Enquanto eram mostrados os vários looks, o apresentador comentou: “Podíamos dizer que Michelle Obama entrou no ‘Planeta dos Macacos'”.
O canal não gostou do comentário e anunciou o despedimento do apresentador venezuelano, justificando que a opinião de Figueroa “não reflete os valores ou opiniões da Univisión”.
Entretanto, Figueroa já se desculpou e nega ser racista. Numa carta aberta a Michelle Obama, o apresentador explicou que seu comentário foi “mal interpretado” e não era dirigido a ela, mas ao trabalho do seu maquilhador.
“Sou responsável por essa falta de juízo da minha parte, mas não posso aceitar ser catalogado de racista por ninguém e ser despedido como tal, e humilhado publicamente pela Univisión após 17 anos nesta empresa”, acrescentou.
Figueroa fez referência à sua origem afro-latina e à sua orientação sexual, como o primeiro apresentador abertamente homossexual da televisão latina, para defender que foi um “ativista de causas em prol das minorias”.
Veja o vídeo: