Atualidade

Copiloto responsável pela queda do avião da Germanwings

O copiloto do avião da Germanwings acionou o botão de descida do aparelho, o A320, e passou dos 12.000 mil pés para os 2.000. A informação foi avançada pelo procurador de Marselha, após a análise dos dados da “caixa negra” encontrada.

“Esta ação nos mecanismos de controlo de altitude só pode ser deliberada”, afirmou o procurador Brice Robin em conferência de imprensa, esta quinta-feira, dia 26.

O responsável francês revelou que a gravação sugere que alguém abandonou a cabine do avião. O copiloto ficou sozinho aos comandos do avião e que “deliberadamente recusou-se a abrir a porta do ‘cockpit'”. Os dados mostram que o copiloto “estava vivo e a respirar” até ao impacto do aparelho. Na gravação analisada são ainda audíveis os gritos dos passageiros antes do embate nos Alpes franceses.

Além disso, Brice Robin confirmou que a segunda “caixa negra” ainda não foi encontrada.

As vítimas do acidente de terça-feira do avião A320 que ligava Barcelona a Dusseldorf são de 15 países, confirmaram as autoridades francesas, acrescentando que maioritariamente as vítimas são espanholas (49) e alemãs (72).