Esta terça-feira, 10 de março, o Estádio do Dragão até parecia o Conselho de Ministros em mais uma noite de glória do FC Porto na Liga dos Campeões, contra o Basileia.
No camarote presidencial, o vice-Primeiro- Ministro, Paulo Portas foi dos que mais vibrou com a exibição do plantel luso, não se coibindo de festejar efusivamente os golos. Uma alegria partilhada com o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Emídio Guerreiro, e o líder da bancada social-democrata, Luís Montenegro.
Na segunda mão dos oitavos-de-final, a vitória era o resultado mais desejado pelos portistas que, sem troikas ou contenção, reverteram a austeridade do empate trazido da Suíça em goleada.
Com a plateia lotada e muitos ilustres convidados, os pupilos de Julen Lopetegui engalanaram-se para mostrarem à Europa do futebol a mística azul e branca. O 1-1 da primeira mão dava vantagem, mas a equipa anfitriã queria mais, procurando cedo a baliza da formação treinada pelo português Paulo Sousa.
O placar abriu aos 14 minutos, através de um livre milimetricamente cobrado por Yacine Brahimi que aqueceu a bancada para o espetáculo que se seguiu, não sem antes um valente choque entre guarda-redes portista Luís Fabiano e Danilo assustarem o público e todo o staff da casa. O defesa brasileiro ficou inconsciente, tendo sido transportado para o Hospital de São João, onde recupera agora sem preocupação de maior.
Já na segunda parte, Herrera, Casemiro e Aboubakar assinaram os tentos que selaram a passagem aos quartos-de-final, colocando o Porto no G8 da Champions.
Veja a galeria de fotos:
Fotos: José Gageiro