A primeira gravação de Elvis Presley, que tinha ido a leilão em janeiro, foi adquirida pelo músico norte-americano Jack White por 270 mil euros e será reeditada em vinil.
Segundo a revista “Rolling Stone”, o anónimo que, em janeiro, adquiriu aquela gravação, composta por dois temas, afinal era Jack White, músico, produtor e admirador de Elvis Presley, que planeia editar o registo a 18 de abril, no Record Store Day.
“My happiness” e o tema “That’s when your heartaches begin” foram gravados a 18 de junho de 1953, nos Sun Studios, nos Estados Unidos. Elvis Presley, então com 18 anos, queria saber como soava a sua voz gravada e por isso pagou quatro dólares para registar as duas músicas num acetato de 78 rotações, para oferecer à mãe.
Como a família não possuía gira-discos, Elvis Presley foi para casa de um amigo, Ed Leek, ouvir o disco e este ficou por lá durante sessenta anos. Acabou por ser a filha de Ed Leek a decidir vendê-lo num leilão, que decorreu no passado dia 8 de janeiro, em Memphis, no dia em que Elvis Presley faria 80 anos.
Graceland, entidade gestora dos direitos de Elvis Presley – que morreu em 1977 com 42 anos-, descreve “My happiness” como “uma parte do Santo Graal dos artefactos da história do rock n’roll”.
“My happiness” sairá pela Third Man Records, editora independente fundada em 2001 por Jack White e que conta sobretudo com edições em vinil.