“Aos 22 anos, me apaixonei pelo meu chefe. Aos 24, eu aprendi as consequências devastadoras disso”, afirmou Monica Lewinsky durante um discurso na conferência TED, no Canadá. O evento decorreu na semana passada e as palavras da ex-estagiária da Casa Branca tornaram-se virais.
Na sua palestra, Lewinsky – cujo envolvimento com o ex-presidente americano Bill Clinton foi notícia em todo o mundo em 1998 – interviu contra o cyberbullying.
O escândalo do caso Lewinsky “foi uma das primeiras vezes em que a notícia tradicional foi sequestrada pela internet”, apontou. “De pessoa privada, tornei-me numa figura publicamente humilhada em todo o mundo. Há 17 anos não havia definição para isso, mas hoje chamamos-lhe de ‘cyberbullying’ ou ‘assédio online'”, afirmou.
Monica deu ainda exemplo de outras histórias, perante uma plateia emocionada pediu mais compaixão na internet: “Todos os dias há pessoas – especialmente jovens que não têm maturidade para lidar com este tipo de problemas – que sofrem tantos abusos e humilhações online que sentem não poder aguentar uma vida assim nem mais um dia. E alguns não conseguem mesmo”.
Veja o vídeo: