A imagem acima foi captada numa estação de metro no Rio de Janeiro e partilhada no Facebook por Nelson Felippe. A foto tornou-se viral devido ao texto que a acompanha.
“Não sou preconceituoso, acho que cada um faz o que quer da sua vida”. Assim começa a mensagem que parece ser um texto de alguém incomodado com o facto de duas mulheres mostrarem um gesto de carinho em público. Porém, a mensagem é outra. Terá que ler até ao fim para perceber:
“Não sou preconceituoso, acho que cada um faz o que quer da sua vida. Mas acho um absurdo eu ser obrigado a presenciar uma cena como essa.
O que cada um faz em particular é problema seu, mas o que se faz em público me diz respeito sim. E eu me recuso a ver uma cena como essa e considerar algo normal.
Não desejo o mal de ninguém, mas as pessoas deviam se preservar. Estão desafiando as convenções sociais, e isso pode ser perigoso. Se depois acontece uma tragédia, ou pior, se alguém morre, vão colocar a culpa em quem? Em mim?
O pior de tudo é o exemplo para as crianças.
Como vai ficar a cabeça de uma criança que vê essa cena todo dia? As crianças vão achar que é normal esperar o metrô em cima da faixa amarela. Então, não faça como aquele cara ali. Siga o exemplo das meninas. Espere o metrô ANTES da faixa amarela, e só cruze a faixa depois que o metrô estiver parado e com as portas abertas”.