Off the record

Ana Sofia: uma manequim de sucesso conquistada pela representação

“A Única Mulher” na TVI é a novela de estreia de Ana Sofia Martins que, aos 28 anos, agarrou o papel de Mara Venâncio, mostrando que tem talento que sobra para vingar na ficção. Isto depois de um percurso de mais uma década na moda, onde entrou aos 15 anos e nunca mais parou, com trabalhos de destaque em Portugal e também no estrangeiro, chegando mesmo a viver em nova Iorque.

Atualmente é protagonista de uma história que já conquistou o público português e que, a semana passada, também chegou a Angola e Moçambique, a jovem assume que “a estreia na representação é um meio novo”. “São colegas novos, muito generosos comigo, a equipa técnica é fantástica, tive oportunidade de viajar até Angola e de conhecer uma terra que não conhecia assim tão bem, portanto até agora só tenho coisas positivas a dizer”, acrescenta, com um brilho encantado no olhar.

As críticas têm sido muito positivas ao longo das últimas semanas, mas Ana Sofia “ainda” não se considera atriz: “Sou modelo e apresentadora e quem sabe, um dia, venha a enveredar por esta nova profissão que, por enquanto, está a ser só uma experiência que estou a adorar”.  Seduzida pelo desafio de ser outra personagem, reconhece que ainda não sabe o sentimento que a une à representação, um meio que ainda está a descobrir, sendo certo que é agora “apaixonada pela apresentação e por moda”.

JMO_5084 copy

Dedicada, Ana Sofia o faz trabalho de casa e “todos os meses” tem “uma formação de coaching com o Bruno Schiappa”, uma iniciativa que pretende “manter até ao final da novela”. Isto porque “sou uma tela em branco, portanto todas as ferramentas que me possam dar eu absorvo tudo, como uma esponjinha”. Nesta fase, só assiste à própria prestação “para apontar defeitos”. “Ainda estou naquela fase à procura do mal, sou a minha maior critica, antes de as pessoas me dizerem estiveste mal ali, já eu sei, já me estou a punir. Neste momento vejo a novela para saber onde estou mal e como os meus colegas falam, mas sei que daqui a alguns meses já vou ver por puro desfrute e deleite, mas por agora estou crítica, tem que ser”, admite.

Em casa, está o maior fã, o namorado, Tomás Barroso. O basquetebolista do Benfica “adora e vê a novela desde o primeiro episódio”. Além disso, “pôs toda a equipa de basquete a ver, isso é inédito e então quando vou assistir aos jogos dele, perguntam-me o que vai acontecer à Mara”.

JMO_5132 copy

No passado fim de semana, Ana Sofia Martins viajou até Leça da Palmeira, Matosinhos, para marcar presença na 20.ª Edição da Expocosmética, evento que a escolheu como embaixadora e onde foi “engolida” por quem acompanha o seu trabalho. A receção calorosa agradou-lhe, até por sentir que “as pessoas estão a acompanhar a novela e a gostar”.  Sempre pronta para as abordagens, a nova estrela da ficção nacional gosta “de perceber que as pessoas têm um sentido crítico apurado e que fazem críticas construtivas”. “Quando gostam levam-te em braços e quando não gostam fazem-te uma crítica que tu entendas sem te magoar”, explica.

Na apresentação de “A Única Mulher” em Luanda, no passado dia 20 de abril, a portuguesa de origem cabo-verdiana primou pela elegância, arrasando com um jumpsuit assinado por Stephane Rolland, o estilista que já vestiu Lady Gaga e Beyoncé, entre outras celebridades internacionais. Um look que a fez sentir especial: “Não sou muito vaidosa, mas naquele dia estava, confesso.  Acima de tudo, estava a senti-me bonita por dentro, depois isso reflete-se por fora. O maior truque de beleza, por muito cliché que isto pareça, é sermos felizes e lutarmos diariamente pela nossa felicidade”.

11178203_1562894757285384_5369357383827474222_n

Fotos: José Gageiro / A Única Mulher