Os membros da realeza europeia estiveram “em peso” na gala de comemoração do 75º aniversário da rainha Margarida da Dinamarca, demonstrando assim o carinho que sentem pela monarca.
Durante a semana a rainha recebeu o carinho do povo em vários eventos para comemorar a data. As festividades culminaram com um jantar de gala, na noite de quarta-feira, dia 15.
Apesar da ausência do marido da monarca, o príncipe consorte Henrique – devido a uma gripe -, Margarida mostrou-se bem-disposta e sorridente, por estar rodeada de amigos e familiares nesta ocasião. Entre os 300 convidados estiveram também a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt, e o presidente do parlamento, Mogens Lykketoft.
A festa teve lugar no palácio Christiansborg, o mesmo local onde Margarida foi apresentada como rainha aos dinamarqueses em 19672.
Numa entrevista recente a rainha afirmou não ter planos para abdicar do trono, a favor do seu filho mais velho, o príncipe Frederico. “Não tenho qualquer problema com a minha idade. Não posso fazer esqui nem dançar ballet, mas sinto-me muito bem fisicamente. Abdicar definitivamente não faz parte dos meus planos”, disse.