Atualidade

Cavaco Silva condecorou dezasseis atletas

O Presidente da República condecorou esta quarta-feira, dia 27, 16 atletas numa cerimónia onde o Comité Olímpico de Portugal e o Comité Paralímpico de Portugal foram agraciados com o título de Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Nélson Évora foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique, grau de Grã-Cruz. Os atletas, Carlos Lopes, Emanuel Silva, Fernando Pimenta, Francis Obikwelu, José Manuel Gentil Quina, Mário Gentil Quina e Vanessa Fernandes foram condecorados o grau de Grande-Oficial.

Com o grau de Comendador da mesma Ordem, foram condecorados os atletas Francisco Rebelo de Andrade, Hugo Passos, João Alves, Nuno Miguel Delgado, Olga Pinto, Paulo Coelho, Rui Costa e Rui Silva.

“Os desportistas são um exemplo que deve motivar os portugueses, incutindo-lhes ânimo e confiança”, afirmou o presidente da República durante o discurso, no qual sublinhou não só a “democratização do desporto”, mas também a “mercantilização do fenómeno desportivo”.

“O desporto, como quase todas as atividades humanas, situa-se atualmente numa dimensão global de enorme concorrência. O que é fundamental, a este propósito, é que a lógica do mercado não ponha em causa a pureza dos ideais que animam a prática desportiva”, acrescentou.

A cerimónia, que teve lugar no Museu dos Coches, em Lisboa, contou com a presença de outras figuras ligadas ao desporto como Telma Monteiro, Rosa Mota, Vítor Baía, entre outros.

Veja as fotos:

Fotos: Presidência da República