O jornal britânico “Daily Telegraph” elaborou uma lista dos melhores resorts de esqui do mundo, que ficam fora dos circuitos mais famosos e concorridos. Há opções para esquiadores de diferentes níveis, do iniciado ao avançado, além de opções para famílias.
1 – Bansko, Bulgária – Tem preços convidativos para pacotes de férias, aluguer de equipamentos e aulas, em comparação com os resorts mais caros nos Alpes. Conta com hotéis renovados e restaurantes tradicionais acessíveis. O único senão são as estradas para lá chegar não são as melhores.
2 – Soldeu, Andorra – Tem pistas para todos os tipos de esquiadores. Na região há ainda vários hotéis de quatro estrelas e um de cinco estrelas, o Sport Hotel Hermitage, aos pés das pistas e que conta com um enorme spa.
3 – Barèges/La Mongie, França – Os dois resorts, que compartilham 100 quilómetros de pistas na região de Grand tourmalet, uma das maiores dos Pirineus, têm preços que podem ser até a metade dos encontrados nos Alpes franceses..
4 – Baqueira-Beret, Espanha – Ideal para férias em família. Tem 120 quilómetros de pistas divididos em três setores – Baqueira, Beret e Bonaigua.
5 – Alyeska, Alasca, EUA – O resort fica a 60 quilómetros de Anchorage, a cidade mais populosa do Alasca
6 – Âre, Suécia – A maior área de esqui da Suécia, espalhada ao longo de um lago congelado. A maior atração para famílias, no entanto, é o grande número de atividades fora das pistas, o que atrai os visitantes para toda uma programação de férias, não apenas para esquiar e praticar snowboard.
7 – Niseko, Japão – A ilha de Hokkaido, no norte do Japão, tem alguns dos resorts com o maior volume de neve no mundo. Niseko é o maior resort da região com média de 15 metros de neve seca, por isso é um paraíso para os praticantes de esqui.
8 – Levi, Finlândia – Com 44 quilómetros de pistas, para além da diversão com o desporto, ainda há uma boa hipótese de assistir ao espetáculo da aurora boreal.
9 – Portillo, Chile – Ideal para os desportistas mais audazes, que podem aproveitar terrenos radicais alcançados com o auxílio de guias.
10 – Borovets, Bulgária – Este resort é para quem quer festejar. Muitas pessoas compram pacotes para grandes hotéis com os seus próprios bares, restaurantes e lojas, mas na região também há uma grande diversidade de pequenos bares que oferecem várias opções ao turista.