Cultura

Festival de jazz em Coimbra dá destaque à produção portuguesa

O festival Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, que se realiza de 28 a 31 de maio, dá este ano destaque ao jazz português, recebendo concertos do quarteto de Mário Barreiros e da trompetista Susana Santos Silva. Organizado pelo Jazz ao Centro Clube (JACC), esta é a primeira edição do certame em que os músicos são, na sua maioria, portugueses.

O evento vai contar com um concerto da trompetista e compositora Susana Santos Silva, no Teatro Académico de Gil Vicente, a 30 de maio, reunindo-se em Coimbra com os músicos portugueses João Pedro Brandão, Hugo Raro e Marcos Cavaleiro e o contrabaixista sueco Torbjorn Zetterberg.

A 29 de maio, no Salão Brazil, o baterista Mário Barreiros apresenta, nos Encontros Internacionais de Jazz, o seu quarteto, composto pelo contrabaixista Carlos Barretto, o jovem saxofonista Ricardo Toscano e o pianista galego Abe Rábade

O festival vai também contar com concertos de nomes internacionais, tais como o sexteto checo Vertigo, a 28 de maio, no primeiro dia do evento, no Salão Brasil, o saxofonista holandês Jorrit Dijsktra, na Casa da Esquina, a 29 de maio, e a dupla franco-suíça Marc Ducret e Samuel Blaser, no Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), a 30 de maio.

Os Encontros Internacionais, que percorrem diferentes espaços da cidade, vão ainda organizar concertos do coletivo What About Sam, com músicos portugueses, um italiano e um francês, o Lisbon Connection do americano Elliot Levin e o grupo Day One, composto por Carlos Zíngaro, João Pedro Viegas, o alemão Ulrich Mitzlaff e o uruguaio Alvaro Rosso.

O festival vai também contar com um ciclo de oficinas de improvisação no Centro Norton de Matos, espaço que foi a primeira casa do JACC.

O preço de entrada para os concertos vai variar entre os cinco e os oito euros.