Enquanto uns dão muita importância à imagem e à roupa que vestem, outros nem tanto. Mas um novo estudo, publicado no jornal “Social Psychological & Personality Science”, garante que a maneira como nos vestimos afeta a forma como pensamos.
O estudo, realizado por um grupo de investigadores da Columbia University e da California State University, defende que usar roupas mais formais muda a forma como as pessoas pensam, ajudando-as a concentrarem-se mais no todo do que na parte.
“Usar roupas mais formais leva a um pensamento mais amplo, em vez de uma concentração num pensamento concreto, focado nos detalhes”, explicou Michael Slepian, um dos autores do estudo, ao “Huffington Post”. “As roupas mais formais fazem com que as pessoas se sintam mais poderosas, o que faz com que adoptem um pensamento mais abstracto”, acrescentou. O investigador diz que mesmo que este tipo de roupas “podem ajudar a melhorar o humor, se nos sentirmos bem naquilo que usamos”.
A pesquisa foi realizada com base na observação de testes feitos a vários jovens de ambos os sexos, nos quais eram analisados os tipos de pensamentos e as escolhas feitas pelos voluntários no que diz respeito à moda. Aqueles que usavam roupas mais formais tinham um pensamento mais holístico.