Hoje à noite celebra-se o S. João. Há vários locais na cidade de Porto e Gaia onde se pode divertir na noite mais longa do ano da Invicta. Concertos ao vivo, atuação de DJs, bailaricos… as opções são mais que muitas.
Bailaricos de S. João
Na Praça Velasquez, na Foz do Douro e na Cordoaria vai haver bailarico ao som da chamada música pimba e algum forró, com incursões pela cada vez mais popular kizomba. Destaque ainda para o Bailarico de São Bento, a partir das 20h00 junto à Estação de São Bento, e que conta com a mão do Plano B e do Pitch Club, num híbrido entre festa urbana e popular.
No Mercado Bom Sucesso, a animação começa à tarde, a partir das 18h, com o DJ Nando Catz. Para comer, há sardinhas, fêveras e pimentos a assar nas brasas na esplanada da frente. Às 22h a festa muda-se para a esplanada traseira quando começar o verdadeiro bailarico com a banda SonJovem. A entrada é livre e só paga o que comer e beber.
Concertos gratuitos
A música ao vivo começa na Avenida dos Aliados às 22h00, com os DJs de Vacaciones. À mesma hora, mas no Cais de Gaia, vai atuar a fadista Mariza. Quem preferir ficar nas Fontainhas terá direito a ver Bandalusa. De volta à Avenida dos Aliados, mas à uma da manhã, os presentes vão poder cantar e dançar com José Cid.
A Banda Sinfónica Portuguesa dá um concerto de São João, às 22h00, na Sala Suggia da Casa da Música. A noite prolonga-se depois ao ar livre com a música pop de PZ, que apresenta o novo álbum Mensagens da Nave-Mãe.
Ali ao lado, na Rotunda da Boavista, está montada uma espécie de feira popular, que conta com a maior roda gigante alguma vez instalada em Portugal.
Animação em bares e discotecas
No Industria Club, há Danny Tenaglia & DJ Vibe a partir das 23h45. A partir da mesma hora, no Gare Porto vão atuar Freshkitos, Steve Parker, Mood2dub, Cruz e Avant-Garde. Às 23h55, começa a Fusion Special São João no Breyner85. No Cave 45, a festa “São João Rock’n’roll Party” faz-se com Xico Ferrão, Ell Granada, Nuno Riviera (1,5 euros consumíveis).
No Hard Club, há “São João In Trance”, com Brainwash, Kafar, Mad Mike, Soraswatt e Killer. No Porto Rio, o São João coincide com outra celebração. A festa “Rio 14º Anniversary” é, na verdade já no dia seguinte, das 4h às 13h (5 euros). No Plano B, a partir das 4h, há a “São João Private After Party By Plano B & Wild Out Porto” (3 euros os estudantes e 5 todos os outros).
S. João fora do Porto
Não é só na Invicta que se festeja o S. João. Em Braga realiza-se o Cortejo Histórico e a Corrida do Porco já lá vão, mas quem se deslocar à cidade minhota vai poder ver, por exemplo, uma rodopiada de Gigantones e Cabeçudos (12h30 e 15h00 na Praça da República).
Depois do concerto de carrilhões e dos vários momentos musicais de bandas filarmónicas, às 22h00 começa o tradicional Cortejo das Rusgas. À meia-noite o topo norte da Avenida da Liberdade é palco do bailarico popular e à 01h00 é hora de admirar o espetáculo de pirotecnia lançado do alto do monte Picoto sobre o terreiro de São João da Ponte. Às duas da manhã, David Fonseca atua na Avenida Central.
Já na Figueira da Foz realiza-se às 22h00 parte o primeiro desfile das Marchas Populares, na Avenida 25 de Abril, com um total de 750 participantes. Este ano, o desfile conta com três pontos de atuação: em frente à Piscina Mar, em frente ao Pavilhão Multiusos e no final na Praça do Forte. Após o desfile das Marchas Populares, no Molhe Interior Sul, começam os 10 minutos de espetáculo piromusical, a que se seguem os Arraiais Populares. Na Rua de São Lourenço vai estar a Banda Chic, na Praceta Ledesma Criado estará o Grupo HP, na Rua dos Pescadores atua o Duo S. Pedro e na Rua Dr. Manuel de Arriaga o Duo Lucy Lima. Este ano, a Praia do Forte é o centro da animação, com as fogueiras de São João e o típico Banho Santo, tudo com banda sonora de diversos DJs convidados.
Este ano em Évora as festas celebram-se na Feira instalada no Rossio de São Brás celebra os 500 anos do Palácio de D. Manuel. Os visitantes encontrarão, por isso, vários divertimentos, artesanato e tasquinhas gastronómicas. Todos os dias, das 21h30 às 22h30, há um desfile pelo recinto de evocação festiva e caricaturada da Embaixada da Obediência, enviada pelo Rei D. Manuel ao Papa Leão X em 1514. Grande parte das atrações está aberta entre as 18h00 e as 24h00.
Em Almada até 27 de junho há arraiais, bailes populares e música ao vivo a animar as várias freguesias nas noites de sextas, sábados e vésperas de feriados. As marchas populares desfilam esta terça-feira na Avenida Aliança Povo MFA, em Cacilhas, embora a final só aconteça a 4 de julho no Complexo Municipal dos Desportos, no Feijó. Há também a tradicional procissão do santo padroeiro de Almada, em direção à Ramalha, no dia 23 de junho, e de volta à Igreja de São Tiago, no dia 24 de junho. A noite de 23 de junho termina com um espetáculo de fogo-de-artifício, na zona dos antigos estaleiros da Lisnave.
Nos Açores também há festas sanjoaninas. Em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, fazem-se de desfiles, marchas, carros alegóricos, danças, bailaricos, sardinhadas e touradas, até dia 28 de junho. Existe um programa detalhado para cada dia e a oferta de atividades é variada, desde observações marinhas a passeios de barco à vela, passando por concertos de nomes como Buraka Som Sistema e José Cid.