O ex-ministro do PS foi detido esta quinta-feira, dia 9, para interrogatório no âmbito da Operação Marquês, avança a TVI. A estação de televisão diz que estão a decorrer dezenas de buscas ordenadas pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) por todo o país, inclusive na residência de Armando Vara.
As buscas foram feitas em escritórios de pessoas ligadas ao ex-primeiro-ministro José Sócrates, numa altura em que está a ser investigada a compra de 25% do empreendimento turístico de Vale do Lobo, no Algarve, pela Caixa Geral de Depósitos, com perdas superiores a 100 milhões de euros. A operação financeira data de 2006, altura em que Vara era administrador do banco.
O ex-ministro, que também foi administrador do BCP, está detido no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa e deverá ser ouvido pelo juiz Carlos Alexandre amanhã, no Tribunal Central de Instrução Penal.
Recorde-se que Armando Vara esteve também envolvido no processo Face Oculta, tendo sido condenado a cinco anos de prisão efetiva.