O batizado da filha mais nova dos duques de Cambridge realizou-se na tarde deste domingo, dia 5, na Igreja Santa Maria Madalena, em Sandringham, a mesma igreja onde a princesa Diana, avó da menina, foi batizada a 30 de agosto de 1961.
Para padrinhos foram eleitos alguns amigos e familiares da pequena princesa: Laura Fellowes, prima de William e filha de uma das irmãs da princesa Diana, Adam Middleton, primo de Kate e o amigo do casal, Sophie Carter, James Meade e Thomas van Straubenzee (um dos amigos mais próximos de William).
A pequena Charlotte usou uma réplica do vestido criado em 1841 para a filha mais velha da rainha Victoria – realizada por Angela Kelly (a mesma que fez a roupa que George usou no seu batismo. Foi batizada numa fonte dourada, esculpidas com lírios e querubins a tocar a lira, e com água do Rio Jordão. Esta fonte foi encomendada pela rainha Victoria e usada pela primeira vez no batismo da princesa Victoria, em 1841.
Centenas de pessoas estiveram à porta da igreja para felicitar William e Kate e para ver, pela primeira vez, os duques reunidos com os dois filhos. O casal caminhou da propriedade de Sandringham até à igreja. Kate empurrava o carrinho com Charlotte, enquanto William chegou de mãos dadas com George, de quase dois anos.
Ausência de Harry
A cerimónia, reservada apenas a amigos e familiares mais próximos, foi celebrada pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby – o clérigo mais importante da Igreja Anglicana. Entre os convidados estavam os bisavós da princesa, a rainha Isabel II e o marido, o príncipe Philip, seu avô paterno, o príncipe Carlos, e os avós maternos, Carole e Michael Middleton. A mulher de Carlos, Camilla Parker-Bowles também esteve presente, assim como os irmãos de Kate, Pippa e James Middleton. O grande ausente foi o príncipe Harry, que se encontra em África a trabalhar em projetos de conservação da natureza. Todos os momentos da cerimónia foram captados pelo conhecido fotógrafo peruano Mario Testino.
Para esta ocasião Kate escolheu um vestido Alexander McQueen e um chapéu Jane Taylor.
A seguir ao batismo, os convidados marcarão presença numa pequena receção na Sandringham House, onde será servido um chá e o bolo. Curiosamente, o doce terá uma camada do bolo de casamento dos duques de Cambridge.
As flores que foram oferecidas pela população à princesa Charlotte serão doadas a um hospital infantil.
Veja as fotos: