Há mais de uma década que Dânia Neto faz as delícias dos portugueses com as suas participações em novelas nacionais. Depois de vários papéis “mais sérios”, foi na comédia que a atriz encontrou “a sua zona de conforto” sendo este um registo pelo qual tem “particular carinho”. “É um registo com o qual me identifico e do qual já tinha saudades”, confessou Bruna Filipa da novela “Poderosas”, da SIC, à Move Noticias.
“Estou muito feliz com este papel”, revelou, visivelmente agradada por dar vida “a uma rapariga do povo”, convicta de “que é impossível não soltar umas gargalhadas com esta família”. “Esta é uma personagem muito gira, inserida num núcleo hilariante”, desvendou Dânia Neto que acorda a pensar que vai “para um parque de diversões” dada a animação que se vive nas gravações da trama da estação de Carnaxide.
Sem exclusividade com nenhum dos canais, a artista, de 32 anos, confessa que essa é uma realidade que não a preocupa, até porque assim pode abraçar “diferentes projetos” e vestir personagens variadas que lhe permitirão “crescer enquanto atriz”. “Só assim se aprende e evolui”, constata, sem esconder que no futuro deseja dar vida a uma vilã.
Ainda a desfrutar do sucesso alcançado pelo filme “O Pátio das Cantigas”, onde dá vida à inesquecível menina Rosa, Dânia revela que “não estava à espera da dimensão que alcançou”: “Já passou o meio milhão de espectadores além de ser o filme português mais visto de sempre”.
Dona de uma simpatia e humildade cativantes, a atriz confessa que é muito abordada na rua: “O que mais ouço é ‘Bom dia menina Rosa, é um prazer olhar para si'”.
Preste a viver uma nova personagem no remake de “Leão da Estrela”, também de Leonel Vieira, Dânia salienta a importância de “com o regresso aos clássicos” levar pessoas de todas as idades ao cinema: “É ótimo movermos esta gente toda. Há senhoras de 80 anos que pedem aos filhos para as levarem a ver estes filmes”.
No amor, a atriz mantém-se reservada, ainda que não esconda estar a passar “por uma boa fase”, também ao nível sentimental, ao lado do empresário e ex-futebolista, Marcelo Resende, com quem tem uma relação discreta há cerca de um ano.
Fotos: Alexandra Martins do Vale